Lao-Tsé
vb. criado em 03/02/2015, 19h09m.
Lao-TsĂ© (sĂ©.c VI a.c.). Cem escolas do pensamento. A ~f chinesa evoluiu a partir da prĂĄtica polĂtica /v. Filosofia polĂtica/ e se preocupava com moralidade e Ătica, e nĂŁo metafĂsica [1] (embora isso se aplique ao confucionismo apenas; o taoĂsmo Ă© essencialmente [MetafĂsica] [2]).
Tao Te Ching: livro do caminho (Tao) e da virtude (te).
Mutação, na ~f chinesa: os diferentes estados nĂŁo sĂŁo opostos, mas relacionados, um surge do outro. Geram as 10 mil manifestaçÔes que formam o mundo. O homem Ă© sĂł uma delas, nĂŁo tem status especial, mas, por causa do Livre-arbĂtrio, pode se desviar do tao e perturbar o equilĂbrio harmonioso do mundo (m.c.: ideia interessante; o homem Ă© a Ășnica das manifestaçÔes dotada de livre-arbĂtrio, o que Ă© uma falha de constituição; por isso ele Ă© a Ășnica manifestação capaz de sair do equilĂbrio natural).
Seguir o tao Ă© praticar wu wei (nĂŁo ação): vida solitĂĄria, meditativa, simples, podenrada e moderada. Ă agir de acordo com a natureza (m.c.: ^ dĂĄ a essa ideia o sentido contrĂĄrio do que eu esperava; para ele agir conforme a natureza Ă© agir de modo a preservar o equilĂbrio e a harmonia, e nĂŁo segundo o id; enfim, a natureza que traça o caminho, para ^, nĂŁo Ă© a natureza humana, a do homem, mas a natureza como quadro maior de ciclos harmoniosos de opostos complementares).
O taoĂsmo Ă© contemporĂąneo e complementar ao confucionismo /v. ConfĂșcio/. Crença na unidade metafĂsica do universo [2]: o âcaminhoâ Ă© a força eterna e absoluta que controla a natureza mas se situa fora da dimensĂŁo tempo-espaço; o Tao Ă© um estado transcendente onde o bem e o mal jĂĄ nĂŁo mais existem e todas as coisas vivem em igualdade hamoniosa [2].
A ~f de ^ Ă© paralela e complementar (ou contraditĂłria) Ă de ConfĂșcio: este ensinava o caminho do homem, e aquele o caminho da natureza [2].
PĂĄginas que tratam do tema ^: