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Confúcio


vb. criado em 10/09/2014, 21h31m.

Ética. Buscou o que poderia haver de constante num mundo em mudanças [1]. Vivendo numa sociedade feudal profundamente injusta, concluiu que a ideia que se tinha de sociedade precisava mudar, mas não a sociedade em si [3]. O confucionismo é essencialmente prático. Trata de como se deve viver, no âmbito pessoal e social; conduzir a vida sem recorrer à especulação metafísica [3].

A virtude não é um presente do céu, pode ser cultivada.

O homem virtuoso não é que está no topo da hierarquia, mas o que compreende e aceita seu lugar na hierarquia.

Valores tradicionais chineses: zhong (fidelidade), xiao (piedade filial), li (rituais apropriados), shu (reciprocidade) [2]. Mas em [3] se diz que o elemento-chave dos ensinamentos de ^ era simbolizado pelo ideograma jen, simbolizando uma mistura conceitual de magnanimidade, virtude e amor pela humanidade, uma idéia próxima da noção cristã de compaixão e benevolência (m.c.: amor ágape?).

A relação entre superior e inferior é ponto central na ~f de ^. A relação hierárquica entre ministro e soberano é um padrão. Aquele deve fidelidade a este, e este deve benevolência ao primeiro. Isso deve se repetir nas relações filho/pai, esposa/esposo, irmão mais novo/irmão mais velho, amigo mais novo/amigo mais velho.

Shu, reciprodidade, o que você não deseja para si não faça aos outros.

Silêncio quanto à matéria dos deuses [1]. Fundou uma Religião, mas seus ensinamentos não têm caráter religioso [3]. ^, porém, cria que o universo se orienta em direção ao bem. “A virtude está em amar os homensâ€. Foi uma espécie de Cristo socrático [3]. A ~f de ^ é paralela e complementar (ou contraditória) à de Lao-Tsé: aquele ensinava o caminho do homem, e este o caminho da natureza [3].

O confucionismo se caracteriza por uma falta de lógica quase coerente, de forma que não se pode provar que o que ele afirma está errado, e com astúcia se pode usar para provar que quase tudo está certo. Compartilha com os textos sagrados das grandes religiões essa característica [3].


comentários

Nomeado ministro do crime, Confúcio foi tão rigoroso que chegou a aplicar a pena de morte por “invenção de roupas fora do comumâ€. E exigia-se uma perfeição tal nas províncias que “os homens tinham de ser cautelosos para só andarem no lado direito da rua e as mulheres no lado esquerdo†[3].

Voltaire: “Respeito Confúcio. Ele foi o primeiro homem que não recebeu inspiração divina†[3].



citações

“Se guiares um exército destreinado à batalha estarás pondo-o fora.â€

“O homem superior é comedido em palavras mas não em realizações.â€

“Quem não corrige seus erros torna-se ainda mais errado.â€

“Quem não conhece o valor das palavras jamais compreenderá os homens.â€

“O homem realizado procura o que existe dentro de si. O homem frustrado procura o que aparece nos outrosâ€.

“Os únicos que jamais mudam são os sábios e os idiotas.â€

“Eu sou diferente. Aceito a vida como ela se apresenta.â€

“O homem superior é gentil sem aceitar subornos. Ele trabalha ao lado do povo sem dar motivos para ressentimento. Ele tem ambições mas não é avarento. Ele tem dignidade mas sem o orgulho indevido. Ele inspira respeito mas não é cruelâ€.

“Não suspeite de fraude e tapeação e ao mesmo tempo nunca deixe de estar alerta contra elas. Isso é necessário para quem deseja chegar ao topoâ€.


Notas e adendos:

[1] f. pr.: B2011f.

[2] Li é o cumprimento de costumes e rituais que tornam a interação social harmoniosa. Inclui outras três. Ren, benevolência, sensibilidade às angústias alheias; Yi, princípios éticos; Xin, honestidade, integridade, idoneidade (f.: A2014m).

[3] S1998c.