Materialismo dialético
vb. criado em 07/06/2013, 22h02m.
A doutrina marxista é uma ciência à qual o pensador alemão Karl Marx deu o nome de Materialismo histórico e cujo objeto são as transformações econômicas e sociais, determinadas pela evolução dos meios de produção. O materialismo dialético pode ser definido como a filosofia do materialismo histórico, ou o corpo teórico que pensa a ciência da história. Os princÃpios fundamentais do materialismo dialético são quatro: (1) a história da filosofia, que aparece como uma sucessão de doutrinas filosóficas contraditórias, dissimula um processo em que se enfrentam o princÃpio idealista e o princÃpio materialista; (2) o ser determina a consciência e não inversamente; (3) toda a matéria é essencialmente dialética, e o contrário da dialética é a metafÃsica, que entende a matéria como estática e anistórica; (4) a dialética é o estudo da contradição na essência mesma das coisas.
Baseado na dialética de Hegel, segundo a qual o progresso das idéias se dá pela sucessão de três momentos -- tese, antÃtese e sÃntese --, o materialismo dialético pretende ser, ao mesmo tempo, o fim da filosofia e o inÃcio de uma nova filosofia, que não se limita a pensar o mundo, mas pretende transformá-lo.
f.: Barsa CD v. 1.11 (1995). Baseada na Nova Enciclopédia Barsa. São Paulo: Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações (1 CD).
Páginas que tratam do tema ^: