Determinismo
vb. criado em 05/07/2013, 20h05m.
>> Roteiro de estudo de filosofia: ant.: Devir, próx.: Fatalismo. > opõe-se a Livre-arbÃtrio, e difere do Fatalismo. V. Filosofia, quadro de oposições fundamentais.
Teoria filosófica segundo a qual tudo (ou seja, a natureza, a sociedade e a história) obedece a leis naturais e necessárias de tipo causal. Origina-se no Atomismo.
Explicação mecanicista da realidade. [Laplace], 1812: se num momento dado fossem conhecidas todas as forças da natureza e o estado de cada um de seus componentes, seria possÃvel determinar tanto o passado quanto o futuro mediante análise matemática.
Implica que não existe, do ponto de vista metafÃsico, efeito sem causa, o que generaliza a experiência dando-lhe força de lei. Uso extremado da relação de causalidade. As mesmas causas, em circunstâncias iguais, produzirão sempre os mesmos efeitos.
Deterministas radicais estendem o determinismo da natureza às ações humanas, que seriam tão condicionadas e inevitáveis como os fenômenos naturais.
Nega possibilidade de agir livremente. Mas o homem tem responsabilidade sobre seus atos, porque pode prever os resultados destes. Esse conhecimento se transforma em nova causa da ação.
No séc. XX, com a descoberta da incerteza na fÃsica, o ^ foi substituÃdo por um ^ estatÃstico.
Fontes consultadas: 1. G99e; 2. D1996d. 3. B2011f 340.
Páginas que tratam do tema ^: