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Comte


20/03/2015, 21h07m.
1. 1798-1857. “O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fimâ€.

2. O Positivismo: inspirado na fé na ciência; os avanços técnicos faziam crer que o homem podia dominar a natureza. Base: três pontos: (1) todo conhecimento do mundo material decorre dos dados “positivos†da experiência; (2) existe um âmbito puramente formal, no qual se relacionam as idéias, que é o da lógica pura e da matemática; e (3) todo conhecimento dito “transcendente†-- metafísica, teologia e especulação acrítica -- que se situa além de qualquer possibilidade de verificação prática, deve ser descartado.

3. Na ética, coincide com o Utilitarismo.

4. ^ nunca se inclinou a favor de um empirismo radical. O saber científico depende tanto de dados empíricos como de elaboração racional. O real não é dado diretamente, pela simples sensação, ou mera apreensão da realidade pelos sentidos, que precisam ser complementados por ação do intelecto. O espírito reage, reelabora os dados dos sentidos e os organiza segundo uma hipótese de trabalho e cria uma imagem de mundo formada por elementos empíricos e racionais.

5. Lei dos três estados do desenvolvimento intelectual da humanidade: a) teológico, o homem explica os fenômenos da natureza mediante o recurso a entes sobrenaturais ou divindades, e cuja fase superior é o monoteísmo; b) metafísico, apela-se para forças ou conceitos imanentes e abstratos (formas, idéias, potências, princípios); c) positivo, o homem se limita a descrever os fenômenos e a estabelecer “as relações constantes de semelhança e sucessão entre elesâ€.

6. Não pretende achar as causas ou a essência das coisas, mas descobrir as leis que as regem, já que a filosofia está “destinada por sua natureza não a descobrir, mas a organizarâ€.

7. O objetivo básico da filosofia positiva é, pois, a ordenação e a classificação das ciências.

8. Constitui a “religião da humanidadeâ€, com ídolos, novo fetichismo, sociolatria, sociocracia, sacerdotes, catecismo.

f. pr.: Barsa.