parent nodes:

AlbertoSantos.org       Capa   |   direito   |   filosofia   |   resenhas   |   emap   |   mapa   |   Busca


Classicismo




index do verbete Em Arte, o Classicismo refere-se, geralmente à valorização da Antiguidade Clássica como padrão por excelência do sentido estético, que os classicistas pretendem imitar. A arte classicista procura a pureza formal, o equilíbrio, o rigor - ou, segundo a nomenclatura proposta por Friedrich Nietzsche: pretende ser mais apolínea que dionisíaca. Apolíneo e dionisíaco

Alguns historiadores de arte, entre eles Giulio Carlo Argan, alegam que na História da arte concorrem duas grandes forças, constantes e antagônicas: uma delas é o espírito clássico, a outra, o romântico (v. [Romantismo]).

As duas (?) [1] grandes manifestações classicistas da Idade Moderna européia são o Renascimento, Humanismo e o Neoclassicismo.

Serve também o termo clássico para designar uma obra ou um autor depositários dos elementos fundadores de determinada corrente artística. A arte renascentista, por conta de seu contexto histórico, será impulsionada por grande explosão de vida e confiança no ser humano. Por isso, as manifestações artisticas desse periodo são marcadas pela visão antropocentrica, que evidenciará a beleza do corpo humano na pintura e na escultura.

Características gerais do Classicismo

    Individualismo
    Universalismo
    Racionalismo
    Antropocentrismo
    Paganismo
    Neoplatonismo
    Estudo, imitação e emulação da cultura grega
    Fusionismo: mitologia pagã e cristã
    Simplicidade, clareza e concisão
    Equilíbrio, harmonia e senso de proporção (Rigor e perfeição formal)
    Mimese /[Mimesis]/ = (imitação da Natureza: Aristóteles)
[1] Isso não faz sentido, conferir


Páginas que tratam do tema ^: