Orfeu
- >Cristo, [Deuses]
jung
Orfeu e o filho do homem.86. Culto a DionÃsio: ritos orgiásticos. O iniciado tem de abandonar-se à sua natureza animal. O vinho é agente de iniciação do rito de passagem: enfraquece a consciência.
87. SubstituÃdo pelo culto a Orfeu, porque era muito selvagem. O culto de Orfeu tem em comum com o de DionÃsio: sÃmbolos associados a um homem-deus andrógino que tem Ãntima compreensão dos segredos do mundo animal/vegetal.
O culto de Orfeu interioriza os êxtases religiosos e sublima os mistérios de DionÃsio.
Orfeu é protótipo de cristo. Personagem real martirizado. Homens intermediários entre a humanidade e o divino.
Orfeu comandava a natureza com seu canto. Os animais paravam de brigar para ouvi-lo. Atitude religiosa que soluciona os conflitos porque a alma se volta para o que está situado além dos conflitos. É a primeira encarnação do Bom Pastor.
88. Orfeu = semideus de uma religião agrÃcola, baseada nos deuses da fertilidade. O mito de origem agrÃcola é vinculado ao ciclo eternamente recomeçado de nascimento, crescimento, morte. Tudo é cÃclico como a natureza.
Cristo aboliu os mistérios. Sua religião é de fundo patriarcal, nômade e pastoral. Não mais um semideus, mas um Messias totalmente divino. Não mais renascimento, mas ressurreição.
O rito de Orfeu é cÃclico e subterrâneo; o de cristo é do céu e escatológico (final).
89. O homem ainda vive o conflito entre o muito pagão e o cristo, isto é, entre renascimento e ressurreição.
90. Os mistérios de Elêusis (ritos de adoração das deusas da fertilidade, Deméter e Perséfone) eram também preparação para a morte.
(f.: Jung, C. G. et allii (2000). O homem e seus sÃmbolos. Rio de Janeiro : Ed. Nova Fronteira.)
orfismo
O orfismo era um culto de mistérios tradicionalmente associado ao poeta trácio Orfeu, considerado pelos seus adeptos ainda mais antigo do que Homero. A literatura órfica, que remonta ao século -VI, difundiu-se amplamente durante o PerÃodo HelenÃstico.f.: http://greciantiga.org/arquivo.asp?num=0656
Páginas que tratam do tema ^: