Mito
- vide: [Narratologia]; Origens do mito; [Xamã]; [Panteão hindu]
v., para uma visão aprofundada, [C990p Campbell, o poder do mito], e Eliade, Mito e realidade
cpm
Um mito é uma máscara de deus: uma metáfora daquilo que repousa por trás do mundo visÃvel.Mitos são pistas para as potencialidades espirituais da vida humana.
O mito é o sonho da sociedade, é o sonho público, e o sonho é o mito privado >p.42).
‘Penso na mitologia como a pátria das musas, as inspiradoras da arte, as inspiradoras da poesia. Encarar a vida como um poema, e a você mesmo como o participante de um poema, é o que o mito faz por você’ >p.57).
Esse é o tema básico de toda mitologia: o de que existe um plano invisÃvel sustentando o visÃvel.
‘(...) arquetipologia essencial da nossa vida espiritual (...)’ >p. 103).
Mito não é mentira: é poesia, é metáfora. É a penúltima verdade: porque a última não pode ser transposta em palavras >p. 173), pode ser conhecida, mas não contada.
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A sociedade precisa da mitologia, porque precisa de uma constelação de imagens suficientemente poderosa para reunir, sob uma mesma intenção, todas as tendências individualistas (p. 142).
(f.: Campbell, Joseph & Moyers, Bill. O poder do mito. Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.)
Quatro dimensões.
Função mÃstica: abrir o mundo para a dimensão do mistério, do transcendente, para a consciência do mistério que subjaz a todas as formas. Função cosmológica: mostrar a forma do universo mas de uma forma em que o mistério se manifesta.
Função sociológica: dar suporte e validação a determinada ordem social. Dirigir o mundo por princÃpios éticos.
Função pedagógica: ensinar a viver uma vida humana sob qualquer circunstância. >p.32).
A conciliação entre a mente humana e as condições da vida é fundamental em todas as histórias da criação >p.44) (Vide § 117 abaixo).
fonte: (f.: Campbell, Joseph & Moyers, Bill. O poder do mito. Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.)
jung
Mitos de natureza religiosa são espécie de terapia mental generalizada contra os males que afligem a humanidade (fome, guerra, velhice, morte) >p.79). (f.: Jung, C. G. et allii (2000). O homem e seus sÃmbolos. Rio de Janeiro : Ed. Nova Fronteira.)O homem precisa de idéias e convicções gerais que lhe dêem sentido à vida e lhe permitam encontrar seu lugar no mundo. Pode suportar as maiores privações se crê que têm um sentido, mas não quer participar de uma história escrita por um idiota >p.90).
O papel dos sÃmbolos religiosos é dar significado à vida do homem.
(f.: Jung, C. G. et allii (2000). O homem e seus sÃmbolos. Rio de Janeiro : Ed. Nova Fronteira.)
Eliade
n. ed., v.: Eliade, Mito e realidadeNo mundo arcaico a religião abre um mundo sobrehumano, dos valores transcendentes, revelados pelos entes divinos ou ancestrais: valores absolutos, paradigmas das atividades humanas; os mitos visam despertar e manter a consciência de um outro mundo, do além, mundo divino ou dos ancestrais /123. Dão a ideia de que alguma coisa existe realmente, valores absolutos, fixos, duradouros no fluxo universal, capazes de guiar o homem e dar significação à existência humana. Esse mundo sagrado, transumano e transmundano, dá certeza de que algo existe de maneira absoluta, e daà surgem as ideias de verdade, realidade e significação. /124.
94 A imitação dos gestos paradigmas não é mera repetição. O xamã ou bardo ou médico-feiticeiro usa a criatividade poética, vinculada a uma experiência extática e dela dependente.
95 O mito garante ao homem que o que ele faz já foi feito, e portanto pode ser feito. Basta repetir o ritual cosmogônico e o território desconhecido (=o caos) se transforma em cosmo. /125
96 O homem arcaico vive num mundo aberto, embora cifrado e misterioso. O mundo fala, para entender basta conhecer os mitos e os sÃmbolos. O mundo se revela enquanto linguagem. Todo objeto cósmico tem sua história, é capaz de falar ao homem. Essa coparticipação torna o mundo familiar e transparente: através dos objetos do mundo veem-se os traços dos entes de outro mundo. O homem arcaico se comunica com o mundo porque usa a mesma linguagem, o sÃmbolo; e sente que o mundo também o vê e ouve. Por isso, o homem arcaico sabe que é algo mais /126/127.
97 O homem arcaico aceitaram a tortura, o [Canibalismo], as orgias sexuais, a caça às cabeças, como magicamente justificadas pelos mitos, como parte integrante do seu modo de ser. Os mitos explicam ao homem sua condição de ser mortal e sexuado, condenado a matar e trabalhar para nutrir-se. A conduta violenta tem valor religioso e se funda em modelos transumanos. O mito não é garantia de bondade: sua função é revelar modelos e dar significação ao mundo e ao homem. /127
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