Links sobre estatÃstica
- “Fatos são teimosos. EstatÃsticas são mais maleáveis.†(Mark Twain)
Como parte indissociável da argumentação aparece a questão dos sofismas. Entre os sofismas, alguns dos mais frequentemente usados têm relação com o mau uso, ou o abuso deliberado, das estatÃsticas. De fato, mentir com números é mais fácil e mais eficiente.
Recomendo, a propósito do tema, dois bons endereços da internet.
-
Aqui há um bom resumo da obra “Como mentir com estatÃsticasâ€, de Darrel Huff, ensinando como combater mentiras baseadas no mau uso da estatÃstica.
Aqui há um saite irônico, que faz correlações espúrias entre dados sem conexão. Por exemplo, “demonstra†que os suicÃdios por enforcamento nos EUA crescem ou diminuem na mesma proporção que aumentam ou diminuem os gastos do governo com ciência e tecnologia. “Demonstra†que o número de afogamentos em piscinas nos EUA oscina na mesma época e proporção da quantidade de filmes estrelados por Nicolas Cage. É óbvio que não existe relação de causa-efeito entre tais dados. Mas será que a maioria das pessoas percebe isso no dia-a-dia? Ao contrário, a mÃdia, a polÃtica e a propaganda não se cansam de nos iludir com falsas correlações quase tão estúpidas como essas.