I. Berlin
vb. criado em 12/05/2015, 10h51m.
Os conflitos de liberdades são inevitáveis porque não existe um “objetivo da vidaâ€, mas só objetivos individuais. A ~f obscurece isso ao procurar uma base universal para a moralidade, e aà confundir ação correta com o propósito da vida [1] (m.c.: [2]).
Notas e adendos:
[1] B2011f.
[2] m.c.: Parece dizer que a ética pode, quando muito, determinar o que é uma ação correta, mas não pode determinar o propósito da vida. Este, é individual. Aquela, pode ser padronizada ou generalizada, ou, no sentido kantiano, universalizada. Isso, obviamente, implica no cerceamento da ~l positiva: cada um pode definir seus propósitos, enquanto isso não afetar a ~l negativa dos outros. V. Stuart Mill.
[3] m.c.: Parece dizer que diante da inevitabilidade dos conflitos entre as duas liberdades (vide porque na nota acima), é preciso dar primazia à proteção da ~l negativa. As ~l positivas serão sempre sujeitas a frustração, e isso é admissÃvel, enquanto a ~l negativa for preservada.
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